Sobre Tapetes
Origens
Carateristicas
Curiosidades
Tapessário
Manutenção
Afeganistão

Conservando o misticismo de uma tradição secular de produção de carpetes, as cores quentes e os desenhos pretensiosos reflectem a beleza crua e envolvente do imaginário das tribos afegãs.

China

O desafio de conjugar a perícia dos artesãos chineses aos rebuscados desenhos Aubusson de tradição Europeia foi plenamente vencido através do desenvolvimento de uma colecção de essência clássica de elevada qualidade em que o luxo simples e tradicional é característica de modernidade.

India

Considerada pela sua riqueza geográfica, religiosa e cultural um Subcontinente por si só, a Índia é um país de contrastes que actualmente é um centro produtor de tapeçarias de excelência, nomeadamente na qualidade Indo Jaipur.

Irão

Existem cerca de 65 tipos conhecidos de tapetes persas associados a este país, dos quais consideramos os mais importantes: Afshari, Ardebil, Bakhtiar, Beloutch, Bidjar, Fereghan, Gashgay, Gabeh, Hamadan, Heriz, Hosseinabad, Isfahan, Keshan, Kirman, Mahal, Meshed, Moud, Nain, Qum, Sarough, Sehne, Shiraz, Tabriz e Yalameh.

Existem outras regiões de produção de tapetes, mas, dada a escassa produção, não as iremos considerar.

Das regiões internacionalmente mais conhecidas podemos fazer uma distinção por qualidades:

  • Tabriz, Isfahan, Nain e Qum - classificados, na sua generalidade, como tapetes especialmente finos e de grande qualidade;
  • Bakhtiar, Bidjar, Keshan, Kirman, Moud e Sehne – classificados, na sua generalidade, como tapetes de boa qualidade e de grande densidade;
  • Afshari, Ardebil, Beloutch, Gashgay, Heriz, Mahal, Meshed e Yalameh – classificados, na sua generalidade, como tapetes de qualidade razoável e densidade média;
  • Hamadan, Hosseinabad e Shiraz - considerados como tapetes de qualidade média e densidade baixa são bastante competitivos em termos de preço.

Nepal

O Reino do Nepal é um local onde a produção manual ainda hoje se mantém intacta, conservando uma longa tradição em Tapeçarias Orientais de grande qualidade e beleza. Com as melhores lãs das Terras Altas do Tibete e da Nova Zelândia, os Tapetes do Nepal proporcionam um imenso conforto e beleza em qualquer decoração, seja estilo clássico ou contemporâneo.

Turquia

Neste país de fronteira entre a Europa e a Ásia existem várias regiões a produzir tapeçarias, sendo as mais importantes: Anatólia, Azeri, Balikesir, Bergama, Doesemalti, Ghiordes, Hereke, Kars, Kazak, Kaysery, Konya, Ladik, Milas, Ushak, Sivas, Taspinar, Yahyale, Yagcebedir, Yuruk.

De todas estas regiões destacamos a região de Hereke por produzir tapetes considerados por muitos especialistas como sendo os mais finos e belos produzidos até hoje.

Paquistão

Dos planaltos da Ásia Central povoados por tribos nómadas que espalham a arte da mais ancestral tapeçaria do Baluchistão aos Vales do Punjab, comercializamos as melhores produções da mundialmente famosa qualidade Chubi, cujo vocábulo significa "puro" em Farsi e Urdu.